Quem visitou e gostou deixa foto aqui...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uma grande mensagem (1/6)

RAMON-CORTÉS, F. A ilha dos 5 faróis: um passeio pelas chaves da comunicação. Traduzido por: Magda Lopes. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.


(p.17) Se os tivesse olhado durante a apresentação, você mesmo teria visto. Você pressionou as pessoas, em vez de deixar que fossem até você, as encurralou. Tentou desesperadamente convencê-las. Mas, apesar dos seus esforços, não os convenceu.

(p.19) Vá a Menorca e, toda noite, dedique-se a observar o que você tanto gosta: os faróis. Eles podem ensiná-lo melhor do que eu. Observe-os, sem pressa, com os olhos bem abertos.
(p.28) Não é apenas uma única mensagem que o farol de Favàritx propaga: é uma grande mensagem, uma mensagem importante: Uma única e grande mensagem absolutamente relevante.

(p. 28-29) Então me lembrei de que havia ido à apresentação do dia anterior depois de recolher muito material, com tudo muito bem preparado, com vontade de contar muitas coisas, coisas demais, mas sem ter claro – agora me dava conta – que mensagem eu queria transmitir. Como não tinha isso claro, havia terminando falando de tudo; e, sem um fio condutor, dificilmente poderia emitir uma mensagem contundente.

(p.29) Favàritx estava me revelando que toda comunicação em público, de qualquer natureza, tem de se apoiar em uma grande idéia, uma única e grande idéia que tem de ser percorrida como uma coluna vertebral, de um extremo a outro. Todos os argumentos têm que girar ao seu redor, manter sua essência.

(p.31) Favàritx continuava repetindo a mesma coisa, mas as palavras e os matizes mudavam. Eu não me cansava de escutá-lo. [...] Favàritx me havia dado muito mais do que eu poderia imaginar. Havia entendido que da mesma forma que os faróis não perdem sua magia, as grandes mensagens nunca perdem o seu valor.

(p.38) Toda comunicação necessita de uma grande mensagem. Ou, como diz a sábia inscrição de um velho mosteiro: só fale se o que tiver a dizer for melhor que o silêncio.

Um comentário:

  1. Aqui inicio mais uma leitura, e registro trechos que acho importantes.
    Ferran Ramon-Cortés, nasceu em Barcelona em 1962. Formou-se em Ciencia Economicas e Empresariais. Tem a publicidade como profissão. E dedica-se ao estudo da comunicaçao pessoal.
    "Este é um livro para comunicar. Para se comunicar. Diante de mil pessoas ou de apenas duas. No trabalho ou na nossa vida pessoal. As chaves são as mesmas."(Ramon-Cortés, F.)

    ResponderExcluir