Quem visitou e gostou deixa foto aqui...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quero saber qual é sua essência

_ Não perguntei sua profissão, seu status social, suas atividades. Quero saber qual é sua essência (p.49).

_ Os profissionais de saúde mental são poetas da existência, têm uma missão esplêndida, mas jamais podem colocar um paciente dentro de um texto teórico, e sim um texto dentro do paciente. Não enquadre excessivamente seus pacientes dentro dos muros de uma teoria, caso contrário reduzirá suas dimensões. Cada doença pertence a um doente. Cada doente tem uma mente. Cada mente é um universo infinito.
Entendi o recado que passara para o psiquiatra, pois senti na própria pele o que queria dizer. Quando o psiquiatra me abordou, usou técnicas e interpretações. Eu as rechacei imediatamente. Tratou do ato suicida, mas não do ser humano dilacerado que estava em mim. Sua teoria poderia ser útil em situações previsíveis, em especial quando o paciente procura ajuda espontânea, mas não em situações em que é resistente ou perdeu a esperança. Eu estava resistente, precisava primeiro do ser humano psiquiatra e depois do profissional psiquiatra. Como ele me abordara diretamente, eu o senti como invasor, me recolhi dentro de mim, entrei num cofre.
O Vendedor de Sonhos fez o caminho inverso (p.51).

CURY, Augusto. O vendedor de sonhos. São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2008.

2 comentários:

  1. MAriAne, descubro em ti um universo de sabedoria e sensibilidade, e isso tanto me surpreende quanto me deixa muito feliz. Agradeço pelos momentos de reflexão e paz que passas em teus blogues!
    Bjo, querida.

    P.S.: É teu segundo blog que sigo...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Entao precisa conhecer os outros... srsr


    A refelxao é tua, entao todo o merito esta dentro de ti!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir